Prólogo: "Girando a taramela"



Olá.
A história que você vai ler aconteceu há muitos anos – nas primeiras décadas do século passado, no interior do Estado de Minas Gerais.
Na verdade é uma ficção, mas com fatos e acontecimentos tão comuns na vida real, que poderiam, com certeza, ter ocorrido com qualquer um de nós – se é que algum dia já não ocorreu!


Convido-o, caro leitor, a mergulhar na história; e lhe dou até permissão de sentir-se um dos protagonistas dela – você escolhe quem você é: Cecília ou Maurício. Este é um conselho que lhe dou: sinta-se um dos personagens, pois é assim que se lê uma boa história – Entrando nela!
Você perceberá as mudanças de humor, sentirá a brisa da alegria e o vendaval da melancolia, a ilusão do amor e o desespero da tristeza, a indignação da revolta, o recuo diante do medo, o ímpeto da coragem, etc. Todos os sentimentos sincronizados com a situação apresentada página por página, de uma forma mágica, como se realmente você estivesse vivendo tudo aquilo que seus olhos leem. Só assim você pode receber plenamente a mensagem que o texto lhe quer transmitir. Reserve para si apenas o juízo final, pois serás capaz de julgar e avaliar se tudo aquilo que leu procede bem, ou mal.
Meu jeito de desenvolver o texto é contando-o de maneira informal, como se estivesse realmente diante de você, sempre ávido para lhe contar o que sei; e esperando que estejas também ávido para saber tudo que posso lhe contar! Portanto, sinta-se à vontade na minha presença, porque eu estou à vontade diante de você.
Embora já se passaram muitos anos (o que poderia até ser um motivo para esquecimentos), mas não se preocupe: os detalhes serão mostrados assim mesmo, porque não estou só na tarefa de revelar a história: O desenvolvimento do texto será conduzido por uma entidade atemporal, uma criatura sagaz; um observador meticuloso e de ótima memória, do qual não lhe escapa segredo algum e sabe muito da história. Na verdade, conhece-a inteiramente; uma entidade que por fim, revelará a si mesmo nas últimas páginas do livro. Portanto tenha paciência e nada de pular o texto para ler os últimos capítulos, hein?
Estou girando a taramela e abrindo a porta.
Por favor entra comigo nesse mundo passado, mas tão presente!
E boa leitura.

O Autor